Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Seu medo de errar te paralisa

Coluna foi publicada no sábado (06)

Claudio Miranda | 08/07/2024, 11:10 h | Atualizado em 08/07/2024, 11:10

Imagem ilustrativa da imagem Seu medo de errar te paralisa
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Arquivo/AT

Todos nós temos desejos e sonhos a realizar. São projetos de trabalho, de relacionamentos, construção, empregos ou um negócio novo. O tempo todo surge uma ideia que, na maioria das vezes, não é concretizada. Você já passou por isso? Acontece com frequência com você?

Quem não realiza seus sonhos e projetos, ou mesmo não tenta colocá-los em prática, viverá uma vida de frustrações.

Frequentemente, o medo de errar é o grande vilão. Ele te impede de colocar uma ideia em prática e de tentar de novo quando erra.

O medo de errar é um grande matador de ideias maravilhosas que você tem a todo momento. A nossa educação é feita na crença de que errar é feio, é motivo de vergonha e é sinal de incompetência.

Por causa disso não ousamos mostrar nossas ideias, por receio de sermos criticados.

O medo te paralisa e faz você desistir dos seus planos e perder grandes possibilidades de realização de um projeto que pode ser muito vantajoso para você.

Se você sente que seus medos estão grandes demais, faça terapia. Converse sobre esse assunto com seu terapeuta e peça ajuda para superar isso.

Seja o medo ou a insegurança que for, busque ajuda para se fortalecer interiormente.

Tomar um novo caminho ou uma decisão de mudança poderá gerar um certo nível de ansiedade, mas é possível você aprender a lidar com isso e seguir com seus planos.

Pais autoritários e uma educação castradora poderão desenvolver medo e insegurança nos filhos. A falta de autonomia e a dependência de uma permissão ou aprovação externa para você colocar seus planos em prática pode ser terrível para a autoestima de uma pessoa.

Ela se acostumará a viver impedida pelo medo de fazer algo e errar, e depois do erro ela não tentará de novo, porque a vergonha do fracasso falará mais alto dentro dela.

Nesses casos, tentar fazer a coisa de novo de um novo jeito será algo impossível de acontecer, porque ela já incorporou o desamparo. A ansiedade que sentimos é uma consequência do medo que sentimos em relação a algo. É ela que nos faz desistir e não tentar de novo.

A preocupação constante com o fracasso alimenta esse medo em nós e nos afasta das outras possibilidades de concretização de um sonho.

O sentimento de culpa por ter errado algo é um grande vilão para a nossa saúde emocional. A culpa faz com que nos sintamos responsáveis pelos problemas ocorridos mesmo sendo eles criados por outras pessoas e situações externas.

Errar faz parte do nosso crescimento pessoal em todos os sentidos. Errar é humano porque é um caminho para o acerto.

É dessa forma que acontece a aprendizagem em todas as situações de vida. Quando errarmos, saberemos que não é por ali, então tentaremos de novo, de outro jeito.

O sucesso de qualquer pessoa acontece pelas várias tentativas que aconteceram. Quem tenta fazer algo e fracassa é muito melhor que aquele que não tenta nada e triunfa.

O erro deveria ser o nosso motivador interno. Quando nós incorporamos isso, ficamos mais fortalecidos, corajosos e ousados nos nossos projetos de vida. Nada mais nos para quando perdemos o medo e a vergonha de errar. Feliz erro!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: