Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

O medo do futuro

Coluna foi publicada no sábado (03)

Claudio Miranda | 05/08/2024, 11:12 h | Atualizado em 05/08/2024, 11:12

Imagem ilustrativa da imagem O medo do futuro
Medo do que está por vir pode causar desequilíbrio emocional e mal-estar |  Foto: © Divulgação/Canva

Tudo o que fazemos e pensamos no dia a dia está voltado para o nosso futuro e o que irá acontecer conosco. Qualquer acontecimento que ocorra pode nos tranquilizar ou nos preocupar em relação à nossa vida. O medo do que está por vir é uma sensação natural para qualquer pessoa, mas se isso se torna intenso demais, poderá causar desequilíbrios e mal-estar.

O mundo à nossa volta está em constante mudança, com inúmeros desafios e possibilidades desconhecidas. É compreensível que isso cause preocupações sobre o que pode acontecer. Apreensões demasiadas com o futuro podem desencadear oscilações emocionais como ansiedade, angústia, estresse, insegurança e depressão.

O medo de como será o seu futuro pode surgir ao definir planos e traçar metas no trabalho, no relacionamento e na segurança financeira. Tudo isso desencadeia, de forma mais ou menos intensa, ansiedades e inseguranças, que podem abalar a alegria e o equilíbrio emocional da pessoa.

A preocupação excessiva com o futuro poderá causar sérios problemas de nível mental, antecipando situações negativas que nem sempre irão acontecer. É muito comum alguém viver uma dor sem deixar vir a solução. Pessoas com esse tipo de comportamento tendem a ser mais negativas e desesperançosas no seu modo de ser.

Veja algumas estratégias que você pode usar para lidar com o seu medo do futuro.

– Pratique meditação: isso te ajudará a reduzir sua ansiedade e estresse relacionado ao futuro. Ao viver o seu momento presente, sua mente se acalmará, te proporcionando maior autoconfiança sobre o futuro que está por vir.

– Planeje suas ações: trace metas para alcançar aquilo que deseja conquistar. Planejar suas ações te proporcionará uma segurança e uma sensação de controle da sua vida, reduzindo as incertezas.

– Estude: faça cursos e aprimoramentos. O conhecimento ajuda a direcionar nossos objetivos e o que queremos alcançar. Com o aprendizado, você assimila um conhecimento que poderá definir sua vida profissional e financeira futuramente. Quanto mais habilidades e recursos acadêmicos tiver, maiores serão suas chances de sucesso na vida.

– Aceite suas limitações: reconhecer suas dificuldades e incertezas poderá te fortalecer ante o futuro que está por vir. Saber lidar com suas limitações te fará consciente do esforço que precisará fazer para superar os obstáculos.

– Use sua rede de apoio: fale dos seus medos e preocupações com o futuro para amigos, familiares, professores ou pedagogos da sua escola. Conversar com alguém de confiança pode abrir a sua mente e enxergar possibilidades onde você não via antes, com conselhos valiosos.

– Faça terapia: a terapia poderá aliviar o peso do medo do futuro e te proporcionar o autoconhecimento necessário para o enfrentamento saudável de qualquer desafio que surja. Seu fortalecimento emocional e psicológico é muito importante para o seu crescimento pessoal.

Usando essas estratégias, você perceberá que sua confiança num futuro melhor aumentará e os seus receios diminuirão significativamente. A sua saúde mental é a base para uma vida melhor e mais segura.

Imagem ilustrativa da imagem O medo do futuro
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Arquivo/AT

SUGERIMOS PARA VOCÊ: