Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olhares Cotidianos

Olhares Cotidianos

Colunista

Importância da terapia

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (21)

Sátina Pimenta | 21/03/2024, 10:26 10:26 h | Atualizado em 21/03/2024, 10:25

Imagem ilustrativa da imagem Importância da terapia
O atacante Richarlison falou sobre a importância da terapia após estar "no fundo do poço" |  Foto: Richarlison - Reprodução Instagram @ richarlison

O jogador da Seleção Brasileira Richarlison, natural de Nova Venécia, esta semana declarou que estava no “fundo do poço” e a terapia o salvou. Todavia, afirmou que o processo para admitir a necessidade dessa terapia não foi fácil, pois precisou lutar contra um preconceito que possuía sobre quem precisa de terapia. Mas, por que isso acontece? 

A figura dos profissionais de saúde está normalmente associada a uma questão de doença. Isso mesmo! Quando buscamos um profissional de saúde, normalmente médicos, é por que estamos doentes.

Raramente buscamos por eles para uma lógica preventiva, por mais que existam diversas campanhas que falem sobre essa necessidade. Afinal, é melhor prevenirmos do que remediarmos. Mas seguimos sem estar preparados para esta conversa.

Ao falarmos de saúde mental, a situação piora. Até porque, infelizmente, esta saúde é associada com a uma visão histórica e arcaica de loucura, manicômios e camisas de força. Dá até medo, né?!

Assim sendo, muitas pessoas deixam de procurar ajuda dentro da lógica da psique humana, acreditando que se o fizer poderão ser chamados de loucos ou malucos, como disse o jogador em sua declaração! Desta forma, por receio deste estigma se posicionam contra um tratamento que pode auxiliar com a compreensão sobre suas questões, diminuindo a angústia que se instalou. 

Afinal, todo mundo precisa de terapia?! Sim! A resposta pode ser até considerada marketing, afinal sou psicóloga, mas não é! Inclusive eu mesma faço desde os 16 anos. 

Mas você tem alguma doença ou transtorno, Sátina? Não. Mas desejo assim me manter. Precisamos entender que a sociedade em que vivemos nos cobra uma intensidade de emoções, resoluções e atuações que chega a ser absurda. E, sim, isto pode adoecer qualquer pessoa.

 E para isso não importa o meu sexo, gênero, credo, condição financeira, raça, nacionalidade ou idade! Percebam que o jogador é uma pessoa bem sucedida profissional e financeiramente, mas que isto não o blindou de ser afetado por questões relacionadas à saúde mental.

Precisamos entender também que a ciência nos oferta caminhos como humanidade para termos dias melhores, soluções mais eficientes e qualidade de vida aprimorada!

Então, o que se deve buscar na terapia é isto! Seja ela buscada no decorrer de uma questão que gera angústia ou para se melhor viver!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: