X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Visitação a navios da Marinha neste domingo no Porto de Vitória

Uma das embarcações é voltada para socorro e a outra dá suporte às atividades na Antártica. Entrada é de graça, das 14 às 17 horas, em Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Visitação a navios da Marinha neste domingo no Porto de Vitória
Navio da Marinha aberto para visitação no Porto de Vitória |  Foto: Divulgação

O que é possível encontrar dentro de navios da Marinha do Brasil com missões diferentes? Quem quiser matar essa curiosidade, terá a oportunidade de conhecer a fundo duas embarcações que estão atracadas no Porto de Vitória. A visitação gratuita ocorre neste domingo (23), das 14 às 17 horas.

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel é uma das atrações. Incorporado à Marinha do Brasil em 1994, dando início a uma nova fase do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), ele foi projetado para operar em regiões polares e tem a capacidade de navegar em campos de gelo fragmentado.  

Leia mais notícias de Cidades aqui

 “É uma oportunidade de a Marinha do Brasil mostrar à sociedade capixaba um navio com participação relevante nas atividades do Programa Antártico Brasileiro. Ele tem capacidade de apoio logístico e à pesquisa científica sendo possível conhecer seus equipamentos”, contou Marisa Affonso, oficial de Relações Públicas e Comunicação Social da Marinha do Brasil.

Com 75,2m de comprimento e 13m de largura, a embarcação tem dois porões, um laboratório para uso dos pesquisadores e capacidade de 25 vagas para embarque, além de poder transportar e operar dois helicópteros.

A cada ano, o “Gigante Vermelho”, como é carinhosamente apelidado, e sua tripulação se preparam para passar, em média, seis meses em campanha no continente gelado, em geral de outubro a abril, aproveitando dessa forma, as condições climáticas menos rigorosas.

Já o Navio de Socorro Submarino (NSS) “Guillobel” é o Navio de Mergulho da Marinha do Brasil, subordinado ao Comando da Força de Submarinos, certificado para realizar operações de mergulho até a profundidade de 300 metros.

Esta é a primeira vez que a embarcação, incorporada ao setor operativo em 2020, atraca no Porto de Vitória.  

“A missão do NSS 'Guillobel' é socorrer e salvar submarinos sinistrados, prestar apoio logístico móvel, apoiar testes e exercícios com submarinos, salvar material afundado de alto valor para a Marinha do Brasil e apoiar a pesquisa marinha submarina”, explica o comandante do navio, Cláudio Luiz Rodrigues. 

Ao chegar nele, o público vai encontrar equipamentos de mergulho, um sino de mergulho saturado e um complexo de câmaras hiperbáricas.

Imagem ilustrativa da imagem Visitação a navios da Marinha neste domingo no Porto de Vitória
Navio Marinha para visitação |  Foto: Divulgação

Saiba mais


Os navios

  • Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel: Tem a missão de apoiar os subprogramas de Ciências da Atmosfera, Ciências da Terra, Ciências de Vida e de Logística. Ele foi projetado para operar em regiões polares e tem a capacidade de navegar campos de gelo fragmentado.  
  • Navio de Socorro Submarino (NSS) “Guillobel”: Tem a missão  de socorrer e salvar submarinos sinistrados, prestar apoio logístico móvel, apoiar testes e exercícios com submarinos, salvar material afundado de alto valor para a Marinha  e apoiar a pesquisa marinha submarina. 

Visitação

  • Quando: Neste domingo (23), das 14 às 17h, havendo distribuição de senha ao último da fila às 16h.
  • Onde: Porto de Vitória, com entrada pelo portão em frente ao Palácio Anchieta, centro de Vitória.
  • Quanto: Entrada gratuita.

Leia mais

Dia de São Jorge: conheça a história do Santo Guerreiro

MST deve começar a desocupar áreas invadidas no ES e PE

Testes rápidos para detectar dengue em até um dia no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: