X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pais pedem mais vagas em creches e escolas de tempo integral na Grande Vitória

Municípios têm anunciado novas vagas, incluindo em tempo integral.


Imagem ilustrativa da imagem Pais pedem mais vagas em creches e escolas de tempo integral na Grande Vitória
O casal Eliza e Fábio esperam conseguir três vagas de tempo integral na escola para os filhos Ester, Iza e Natan |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Mais vagas em creches e em escolas de tempo integral é o desejo de 77% das mães capixabas. Esse foi o resultado mostrado por uma pesquisa solicitada por A Tribuna à Empresa Júnior da Universidade de Vila Velha (EJUVV).

O pedido das mães já deve ter reforços para o próximo ano, já que prefeituras preparam ampliações nas vagas em creches e em tempo integral.

Leia mais sobre Cidades aqui

O professor de Finanças e coordenador da pesquisa, Fabrício Azevedo, ressaltou que o estudo revelou a necessidade de investimentos na área da educação, principalmente em tempo integral. 

“Muitas mães que trabalham têm dificuldades de ter com quem deixar as crianças. Elas, muitas vezes, abrem mão do trabalho por não encontrar vagas”.

Municípios têm anunciado novas vagas, incluindo em tempo integral. Em Vitória, por exemplo, até o final de 2025, devem ser entregues a nova sede do Cmei Geisla da Cruz Militão, em São José; e o novo Cmei Sebastião Perovano, no Jabour. Está sendo estudado se será ou não em tempo integral. 

A secretária da Educação de Vitória, Juliana Rohsner, explica que estudos de fluxo e planejamento de 2024 estão em andamento, tanto no ensino infantil quanto no fundamental, inclusive de tempo integral.

Quem está na torcida para conseguir três vagas em tempo integral é a auxiliar administrativo Eliza Campos Rodrigues, 33 anos, e o marido, Fábio Nascimento Campos, 34, que é almoxarife. 

O casal, que mora em Goiabeiras, em Vitória, tem quatro filhos: Ester, de 4 anos, Iza e Natan, de 3 e Davi, de 8.  

A mãe conta que trabalha em período integral e, por isso, paga uma pessoa para cuidar das crianças, em meio período. No outro, eles estão na escola.

Para eles, fará toda a diferença no final do mês, já que optaram por morar em Vitória por causa da qualidade de vida e pagam aluguel.

Leia mais

Cidadãos apresentam sugestões para melhorar saúde, educação e trânsito no ES

Acordo na Justiça libera passagem de povos indígenas por fazenda em Aracruz


Saiba mais

Vitória

A Secretaria da Educação informou que, atualmente, estão matriculadas 8.521 crianças na educação infantil do município. Dessas, 3.379 em tempo integral. 

Na rede municipal de ensino, as matrículas ficam abertas o ano inteiro. Os pais que desejam vaga na rede, podem procurar a unidade de ensino mais próxima de casa, com os documentos dos responsáveis e da criança, além do comprovante de residência em Vitória, e fazer o cadastro no Sistema de Gestão Escolar.

Até o final de 2024, a prefeitura deve entregar as novas sedes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, e Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro.

Até o final de 2025, devem ser entregues a nova sede do Cmei Geisla da Cruz Militão, em São José; e o novo Cmei Sebastião Perovano, no Jabour. Está sendo estudado se será ou não em tempo integral. 

Ainda não há definição sobre novas unidades em tempo integral, visto que os estudos de fluxo e planejamento de 2024 estão em andamento, tanto no ensino infantil quanto no fundamental, pela equipe técnica da secretaria. 

Vila Velha

Para o ano que vem, há previsão de inauguração de  novas unidades. São elas: Unidades Municipais de Educação Infantil de São Conrado, Jabaeté e Jaburuna, além da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nair Dias Barbosa, em Ponta da Fruta. 

Com a expansão da rede, será ampliada também a capacidade de atendimento, com a criação de aproximadamente mais 2.350 vagas.

Serra

Estão previstas a entrega dos Centros Municipais de Ensino Fundamental (Cmeis) em Alterosas e  Planalto Serrano, bloco A (em 2024), além de Bairro de Fátima e Divinópolis, neste ano.

Os CMEIs de Divinópolis, de Planalto Serrano e de Estância Monazítica vão ofertar tempo integral.

O município também está realizando a construção de um novo espaço para as crianças do Cmei Sonho Dourado, em Serra Dourada III, que contará com a ampliação de vagas ofertadas. 

Além disso, tem a revitalização e ampliação do Cmei Meninos com Jesus, no bairro São Marcos II, que também terá ampliação de vagas para a comunidade.

O município estuda a viabilidade  de oferecer tempo integral nas quatro escolas de ensino fundamental (Emef) de Jardim Tropical, Jardim Bela Vista, Jacaraípe e  Balneário de Carapebus.

Cariacica

A Secretaria da Educação informou que está elaborando o planejamento das ações da pasta para os próximos anos e que poderá incluir a construção de novas creches e ampliação das vagas por meio de reformas das creches já existentes.

Viana

No último dia 6, foi inaugurado o Cmei José Chagas, em Primavera, que irá favorecer as comunidades do bairro, além das regiões em seu entorno, como Marcílio de Noronha, Canaã e Ipanema. A escola tem capacidade para 250 alunos. 

Referente ao planejamento de novos Cmeis, não há previsão de novas inaugurações para este ano. 

Fonte: Prefeituras citadas.

Leia mais

Visitas são suspensas em parque de Jardim Camburi após caso de gripe aviária

“Foi um susto”, diz moradora do ES grávida de sêxtuplos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: