X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 200 câmeras contra o crime em Cachoeiro

Novos equipamentos contam com tecnologia avançada e estão instalados em ruas, praças, pontes e locais de grande circulação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 200 câmeras contra o crime em Cachoeiro
Vista geral de Cachoeiro de Itapemirim: câmeras (destaque) são monitoradas no Centro de Governança Municipal |  Foto: © Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim inaugurou um cerco eletrônico para monitorar as entradas e saídas da cidade, com um total de 203 câmeras. A intenção da prefeitura é identificar veículos furtados, roubados ou utilizados em atividades criminosas. 

De acordo com   a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), os novos equipamentos contam, por exemplo,   com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e são monitorados no Centro de Governança Municipal, que fica no Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, no Centro da cidade.

Leia mais notícias sobre Cidades

“Com essa nova estrutura, poderemos ampliar a visão sobre a cidade e melhorar nossa capacidade de resposta aos incidentes, reforçando a prevenção e a solução de delitos. Além disso, a integração das forças de segurança em uma central única permitirá uma ação mais coordenada e eficaz”, disse o vice-prefeito e secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes.

Prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho destacou que a implantação da nova central de monitoramento é um marco para a segurança pública do município.

“Com essa ação, fortalecemos o trabalho das forças de segurança, otimizando recursos e proporcionando uma resposta mais eficiente diante de situações de emergência”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito, a expectativa é  de que, nos próximos meses, Cachoeiro amplie para até 274 o número de câmeras posicionadas em pontos estratégicos da cidade, como vias públicas, praças, pontes e outros locais de grande circulação. 

“O Centro de Governança Municipal funciona de forma ininterrupta”, complementou. Na avenida Octaviano Facini, no Centro, moradores disseram que se sentem mais seguros. É o caso de Ruy Marcos Moreira, 60, e Janete Braga, 56. 

“Saímos pouco, mas é sempre bom saber que estamos em um local mais seguro. Também gostamos muito da novidade, porque se sentir mais seguro é sempre bom”, observou Ruy Marcos.


Depoimentos

Eficiência

“Pelo  que acompanhamos, nas cidades em que já foi instalado, o sistema representou uma redução de 50% ou mais no número de veículos roubados. Ele é capaz de identificar qualquer tipo de irregularidade que envolva esses carros, por meio de um alarme. Acreditamos que em Cachoeiro, com poucos pontos de entrada e saída em comparação  a outras grandes cidades, a eficiência será muito forte. Geralmente, as câmeras ficam instaladas nas várias entradas da cidade, e quem ganha é a população”.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 200 câmeras contra o crime em Cachoeiro
Francisco Augusto Cruz, especialista em Segurança Pública |  Foto: Reprodução

Tecnologia

“Nós precisamos, de fato, ter esses instrumentos tecnológicos a nossa disposição. Será muito importante, sendo uma plataforma de inteligência que temos a partir de agora e que poderá ser demandada e aperfeiçoada a cada dia, fazendo com que as informações sejam processadas e, como consequência, melhorem a resposta e tragam mais segurança. Segurança com relação ao crime, porque será uma tecnologia com diversas funcionalidades, inteligente, auxiliando na elucidação e prevenção de crimes na cidade”.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 200 câmeras contra o crime em Cachoeiro
Edinete Modesto Fraga Mendes, superintendente da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro |  Foto: Reprodução

Os recursos

As câmeras com tecnologia OCR possibilitam a leitura automatizada das placas de veículos que transitam pelas vias monitoradas. O sistema é capaz de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados ou com alguma restrição.

Já as câmeras PTZ são equipadas com recursos de movimentação horizontal, vertical e zoom, permitindo que os operadores tenham um controle preciso e dinâmico sobre o campo de visão. Essa funcionalidade é especialmente útil para rastrear eventos em tempo real e capturar detalhes importantes em locais específicos.

Reconhecimento facial: a tecnologia permite a identificação de indivíduos cadastrados em bancos de dados ou listas de interesse das autoridades policiais. Com esse recurso, é possível localizar suspeitos, foragidos da Justiça e pessoas desaparecidas, contribuindo para a resolução de casos e a garantia da segurança.

Radar perimetral: esse sistema é utilizado para detectar movimentos em áreas restritas ou delimitadas, como cercas e muros, auxiliando na prevenção de invasões e garantindo maior controle sobre a segurança.

Cornetas de áudio:  elas são  integradas ao sistema e permitem que os operadores do Centro de Governança Municipal se comuniquem com pessoas em locais monitorados, podendo fornecer instruções, alertas ou orientações em tempo real.

Leia mais

Advogados vão atender de graça na Praça Oito nesta sexta

Missa em homenagem às vítimas de trânsito ocorre neste domingo

80 anos de história em um único bairro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: