X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais 21 venezuelanos chegam em Vitória e são levados para abrigo

Em coletiva de imprensa, a Secretaria Municipal de Assistência Social revelou que não houve nenhum aviso sobre a chegada do grupo


Ouvir

Escute essa reportagem

Um novo grupo, com 21 venezuelanos da tribo Warao, chegou a capital do Espírito Santo na manhã desta terça-feira (30). As informações são da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Em coletiva de imprensa, a secretária da pasta, Cintya Schulz, revelou que o município não foi avisado sobre a chegada dos refugiados.

"Não houve qualquer contato feito pela prefeitura da Bahia com a prefeitura de Vitória, ou entre Governos ou outros órgãos, que nos informassem que esse grupo estaria chegando hoje de manhã. Fomos surpreendidos", relatou ela.

Ainda de acordo com Cintya Schulz, o novo grupo parece ser da mesma etnia dos primeiros venezuelanos que chegaram a capital no dia 16 de agosto.

"As informações preliminares que temos são que o grupo de 21 venezuelanos refugiados parecem ser do mesmo grupo familiar dos que chegaram a Vitória no meio do mês de agosto. Eles teriam vindo do sul da Bahia e a prefeitura que teria providenciados as passagens", continuou.

O novo grupo recebeu os primeiros atendimentos da assistência social e, segundo informações passadas durante a coletiva, mulheres e crianças são maioria.

"É importante frisar que o município de Vitória está arcando com todo a condução de atendimento para essas pessoas e, por mais que tenhamos notificado e pedido apoio, não estamos recebendo esse apoio, sejam de órgãos estaduais ou federais. Nós precisamos de apoio para oferecer melhores condições para os refugiados que estão chegando", finalizou Cinthya.

Relembre 

O primeiro grupo de venezuelanos chegou ao Espírito Santo no dia 16 de agosto. Naquele momento, foram identificados 25 refugiados, que alegaram terem sido expulsos da Bahia. Os imigrantes - a maioria sendo mulheres e crianças - estavam na cidade baiana de Teixeira de Freitas.

Saiba mais:

Crianças e mulheres chegam a Vitória e acampam em rodoviária

Venezuelanos deixados em Vitória são levados para abrigo da prefeitura

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: