X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Confira o que muda nos postos de saúde a partir de janeiro

Novas unidades e ampliação no horário de atendimento são algumas das medidas previstas pelo Estado e por prefeituras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Confira o que muda nos postos de saúde a partir de janeiro
Terreno onde será construída a nova unidade de Santo Antônio, em Vitória, que terá 15 consultórios e auditório. |  Foto: Douglas Schneider/AT

As unidades básicas de saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e quem depende desse tipo de atendimento sempre espera receber o melhor acompanhamento para não ter de depender dos  hospitais.  

Pensando em atender melhor o usuário, com o início do novo ano prefeituras da Grande Vitória e também o governo do Estado preparam mudanças  nas unidades de saúde para o próximo ano.

Novos postos, consultas e exames em especialidades e ampliação nos horários de atendimento são algumas das novidades que estão sendo preparadas a partir do ano que vem.

Em Vitória, segundo a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher, está em andamento o processo de credenciamento para oferta de 194 mil consultas e exames em especialidades, entre dermatologia,  endocrinologia, colonocospia e gastroenterologia.

“Estamos em fase de credenciamento e licitação. Acreditamos que começaremos a ampliação nos primeiros meses de 2023”, observa.

 Além disso, está previsto o início das construções das novas UBS da Grande Vitória e Santo Antônio. 

“Também  ampliaremos outras unidades, como de Jardim Camburi, que contará com mais quatro cadeiras odontológicas, quatro consultórios ginecológicos e 10 consultórios clínicos. E em São Pedro, a unidade passará  a ser de pronto atendimento”.

A nova unidade de  Santo Antônio, de acordo com a secretária, terá uma área de mais de 1.600 metros  quadrados, dois pavimentos, cinco cadeiras odontológicas, 15 consultórios, sala de imunização, sala de curativos, sala de medicação, sala de nebulização e auditório com 58 lugares.

Em Cariacica, segundo o secretário de Saúde, César Colnago, a prefeitura estuda ampliar o número de unidades que atendem em horário estendido. Também serão ampliadas as salas de vacinação e o agendamento on-line.

Já na Serra, segundo a secretária de Saúde, Bernadete Coelho, a nova Unidade Regional de Saúde, localizada em Valparaíso, está recebendo uma reforma e vai contar com cinco equipes de Estratégia da Família, cinco consultórios odontológicos e sala de raio-X. A previsão de inauguração é para março de 2023. 

O município também está reformando uma escola desativada para que, ainda no início de 2023, seja inaugurada uma nova unidade de saúde na zona rural que fica na divisa dos bairros Aroaba, Muribeca e Itaiobaia.


O que vem por aí


Vitória

Consultas e exames

Está em andamento o processo de credenciamento para oferta de 194 mil consultas e exames em especialidades, entre dermatologia, endocrinologia, colonocospia e gastroenterelogia. A previsão é que a ampliação comece nos primeiros meses de 2023.

Novas unidades

Está previsto o início da construção das novas unidades de saúde da Grande Vitória e Santo Antônio.  

A nova unidade de  Santo Antônio   terá uma área de mais de 1.600 metros  quadrados, dois pavimentos, cinco cadeiras odontológicas, 15 consultórios, salas de imunização,  curativos,  medicação,  nebulização e auditório com 58 lugares.

Também Será construído um novo Centro de Referência da Saúde do Idoso, na Ilha de Santa Maria.

Ampliação de unidades

Está previsto também a ampliação de unidades como de Jardim Camburi,  que contará com mais quatro cadeiras odontológicas, quatro consultórios ginecológicos e 10 consultórios clínicos. 

Em São Pedro, o pronto atendimento passará por reformas e será habilitado em uma  Unidade  de Pronto Atendimento (UPA). 

Serra

Novas unidades

Duas unidades de saúde serão construídas: uma em São Diogo e, a outra, em Parque Jacaraípe, por meio de parceria com  o governo do Estado. O investimento faz parte do Plano Decenal APS + 10. A previsão é que as obras comecem em 2023.

Uma unidade de saúde também será construída  no bairro Balneário de Carapebus. A previsão é que até junho do ano que vem  deem  início à obra.

Reformas

A Unidade Regional de Saúde localizada em Valparaíso está recebendo uma reforma e vai contar com cinco equipes de Estratégia da Família, cinco consultórios odontológicos e sala de raio-X. A previsão de inauguração é  março de 2023.

O município  também está reformando uma escola desativada para que, ainda no início de 2023, seja inaugurada uma nova unidade de saúde na zona rural que fica localizada na divisa dos bairros Aroaba, Muribeca e Itaiobaia. O local terá um consultório de enfermagem,  ginecologista e  odontologia.

A antiga Maternidade de Carapina também  passará por reformas e terá dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um para pacientes com  transtorno mental e um para dependentes químicos. A previsão é que  no primeiro trimestre do ano que vem seja dada a ordem de serviço para início da reforma.  

Cariacica

A prefeitura estuda ampliar o número de unidades que atendem em horário estendido. Também serão ampliadas as salas de vacinação e o agendamento on-line.

Viana

Programa de Saúde e especialidades

Viana está se preparando para lançar um programa de saúde no mês de janeiro. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento.

O município vai investir na ampliação do atendimento de especialidades na Policlínica, ofertando mais vagas para consultas e exames.

Vila Velha

Novas unidades e ampliação

Está previsto para o início do ano a construção de sete novas unidades de saúde. Os bairros contemplados são: Paul, Rio Marinho, Novo México, Praia das Gaivotas, Riviera da Barra, Jabaeté e Morada da Barra.

Também será feita a  inauguração do Caps infantojuvenil de Jabaeté, dedicada à saúde mental de crianças e adolescentes. Será ampliado  o agendamento on-line para todas as unidades, além do aumento na oferta de procedimentos e consultas.

Estado

Novas unidades

Por meio do Plano Decenal de Atenção Primária à Saúde serão construídas 111 novas unidades de saúde, contemplando 52 municípios que solicitaram habilitação para a construção.

Fonte: Prefeituras e Sesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: