Sossego e belas paisagens no litoral de Aracruz
Tranquilidade, beleza e praias calmas atraem os turistas para o município, que fica a aproximadamente 70 quilômetros de Vitória
Escute essa reportagem
Bem pertinho da Grande Vitória, um paraíso encanta turistas. O litoral de Aracruz é um destino ideal para quem quer curtir dias de sossego e diversão, em cenários com belas paisagens.
O município tem praias para agradar a todos os gostos, das mais desertas às mais badaladas.
Leia mais sobre Caçadores de Destinos
Na rodovia ES-010, ao lado do portal que dá as boas-vindas aos visitantes, a Praia do Gramuté dá início ao roteiro praiano.
A Praia Formosa, em frente ao Sesc, chama atenção pela muralha do que seria um castelo, cuja construção só se dá mesmo na imaginação das pessoas.
Poucos quilômetros depois, a Praia da Biologia, de águas rasas, é boa para curtir com crianças. Ela tem esse nome porque fica perto da Estação Biologia Marinha. Fundada por Augusto Ruschi, patrono nacional da ecologia, é dedicada a pesquisa e educação ambiental.
Em Santa Cruz, o rio Piraquê-Açu se encontra com o mar. As águas calmas são ideais para praticar stand up paddle e canoa havaiana. A instrutora Patrícia Elia montou no local o primeiro clube de canoa havaiana, o Elia Va'a Clube. Diariamente, ela leva uma galera para remar no rio.
“Fazemos passeios para ver o nascer e o pôr do sol e também a lua cheia”, comentou.
Quem tiver interesse de curtir a experiência pode entrar em contato pelo telefone (27) 99972-3360.
Outra vivência bacana é o passeio de escuna pelo Piraquê-Açu, que compõe um conjunto de ecossistemas que servem de berçário para diversas espécies. O manguezal no entorno é um dos maiores da América Latina.
“No meio do percurso, a embarcação atraca em uma base flutuante, para as pessoas mergulharem. O passeio completo dura duas horas”, disse Thiago Calhau, proprietário da escuna Princesinha do Mar. Para agendar a experiência, é preciso entrar em contato pelo telefone (27) 99985-1964.
Seguindo rumo à sede de Aracruz, ainda tem muita praia para curtir. Depois da Praia da Balsa, a instagramável praia de Coqueiral, além de ser ideal para lazer, é cenário de muitas sessões de fotos.
Sauê, Praia dos Padres, Mar Azul, Putiri… é muita paisagem bonita, até chegar a Barra do Sahy, uma das praias mais badaladas do município, principalmente no verão. Depois, ainda tem a praia de Barra do Riacho.
Opções não faltam. Basta fazer uma listinha de aonde ir e se programar para curtir Aracruz.
Fonte de água e de memórias
Em Santa Cruz, uma fonte faz parte das tradições locais, é um atrativo turístico e costuma ficar guardada na memória de quem visita o distrito. Sob os olhos da índia seminua, pintada nos azulejos, moradores e turistas matam a sede na Fonte do Caju, que também fornece a água potável que muitos habitantes da região utilizam em suas casas. Aberta diariamente, das 7h às 17 horas, não é preciso pagar para visitá-la e para consumir a água.
Diversão em parque aquático
O Centro de Turismo Social e Lazer de Praia Formosa, o Sesc, é um dos primeiros atrativos de quem chega ao município de Aracruz pelo litoral. Adultos e crianças se divertem em uma estrutura com parque aquático, áreas de alimentação, mais de 500 acomodações, trilha e praças temáticas, como a japonesa e a indiana. As amigas Fernanda Favalessa, Myrna Deolindo e Fernanda Barcelos, moradoras de João Neiva e de Vitória, escolheram o local como ponto de encontro para curtirem um dia de lazer com as famílias. A entrada custa a partir de R$ 45.
História e cultura na bagagem
Quem visita Aracruz volta para casa com a bagagem cheia de história e cultura. O passeio pelo município inclui visitas a museu e aldeia indígena, por exemplo, agregando, para além dos momentos de lazer, muito conhecimento.
Em Aracruz, ainda existem indígenas em aldeias. No município, há 12 delas, habitadas pelas etnias Tupiniquim e Guarani.
Análises genéticas realizadas por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) indicam, inclusive, que os indígenas Tupiniquim de Aracruz têm a mesma linhagem do grupo que povoava o litoral brasileiro quando os portugueses chegaram por aqui, ou seja, são descendentes diretos dos primeiros tupiniquim.
Logo após a ponte que liga Santa Cruz e Coqueiral, uma aldeia temática permite conhecer mais sobre a etnia guarani.
A Tekoá Mirim é comandada pelo Cacique Pedro da Silva e possui cerca de 20 habitantes. No local, os visitantes entram nas ocas indígenas, apreciam o artesanato feito por eles, fazem pintura corporal e trilha na mata, tomam banho de rio. Tudo com guiamento local. Em breve, será possível se hospedar na aldeia.
As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 9h às 16h30, mas precisam ser agendadas pelo telefone (27) 99651-2514.
Outra viagem pela história pode ser feita no Museu de Santa Cruz. O local guarda as memórias do município, através de diversos objetos. Tem uma cadeira onde Dom Pedro II se sentou, quando visitou o lugar, em 1860, na mesma ocasião, inclusive, em que foi iludido por um templo imponente, o qual, hoje, é a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Na época, entretanto, não passava de uma fachada bonita, que escondia um casebre coberto de palha.
No Museu, também há urnas funerárias indígenas, encontradas em escavações, e objetos que remetem à chegada dos italianos ao Espírito Santo. Aracruz é o berço da imigração italiana. Os imigrantes que há 150 anos chegaram ao Porto de Vitória, na Expedição Tabachi, idealizada por Pietro Tabachi, foram para o município, para a Fazenda das Palmas, em Santa Cruz, de onde se dispersaram pelo Estado.
O Museu Histórico de Santa Cruz abre de quarta a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Culinária atrai visitantes
Fisgados pela boca. Muitos turistas visitam o litoral de Aracruz em busca da culinária local. Não são raros os que saem da Grande Vitória e fazem um bate e volta para desfrutarem de uma comida deliciosa, em lugares tranquilos e com paisagens deslumbrantes.
Em Santa Cruz, restaurantes como Mocambo, Irajá e Travessia Beach Bar possuem um cardápio variado, mas os pratos feitos com frutos do mar, em perfeita sintonia com o cenário praiano, caem no gosto dos clientes.
O casal Chrysley Ghisolfi e Elielton Massariol, do Travessia, destaca entre os carros-chefe da casa o Camarão Rosa Cremoso e o Mix Piraquê-açu, uma combinação de diversos mariscos.
Apaixonado por gastronomia, o empreendedor Alexandre Marchesi, de Putiri, decidiu transformar uma distribuidora de bebidas no Temperos do Alemão, um contêiner que é parada obrigatória para quem quer saborear ótimos petiscos e pratos executivos.
Um bom churrasco também tem lugar à beira-mar. A Churrascaria Porto Sauê, em Praia do Sauê, aposta no tradicional para se diferenciar na região e atrair moradores e turistas.
Luxo está na simplicidade
Caminhada na praia, pés na areia, sons da natureza. Em Aracruz, o luxo está na simplicidade e em pequenos detalhes que fazem o passeio por lá se transformar em memória afetiva. O município tem diversas opções de hospedagem para quem quer curtir dias de tranquilidade e aconchego. A Flor do Mar Hospedaria, em Santa Cruz, é uma delas. A proposta da anfitriã, Marcela Banhos, é oferecer aos hóspedes o conforto e a privacidade de um hotel, mas com o clima aconchegante de uma casa de amigos. Distante duas quadras da praia e perto da Fonte do Caju, a diária inclui café da manhã caprichado.
Onde comer e ficar
Travessia Beach Bar
Em Santa Cruz. Contato: (27) 99966-4674
Mocambo Restaurante
Em Santa Cruz. Contato: (27) 3250-6293
Hotel e Restaurante Irajá
Em Santa Cruz. Contato: (27) 99736-4405
Restaurante Castanheiras
Na Praia do Sauê. Contato: (27) 99848-1166
Temperos do Alemão
Em Putiri. Tel.: (27) 99722-8758
Porto Sauê Churrascaria
Em Praia do Sauê. Contato: (27) 3250-2499
Sesc Praia Formosa
Em Praia Formosa. Contato: (27) 99506-0431
Flor do Mar Hospedaria
Em Santa Cruz. Contato: (27) 99776-8512
Vila Nora Flats
Santa Cruz. Tel.: (27) 99903-7623
Coqueiral Praia Park Hotel
Em Coqueiral. Contato: (27) 3250-1214
Comentários