X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

VÍDEO | Tornado atinge zona rural e provoca estragos em Alagoas

Fenômeno incomum deixou rastros em sua trajetória. Entenda como ele acontece


Ouvir

Escute essa reportagem

Um fenômeno incomum assustou os moradores da zona rural de Estrela de Alagoas, no Agreste do Estado de Alagoas, na tarde de quinta-feira (22). Imagens compartilhadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram o momento em que um tornado atinge a região e causa danos em casas e vegetações do local.

Reprodução/Instagram/Inmet

Segundo o Instituto, o fenômeno ocorre quando uma nuvem do tipo funil toca o solo. A ocorrência do tornado foi confirmada pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado, que afirmou que foram registrados danos na trajetória.

"Foi observado um fenômeno meteorológico incomum na região, conhecido como tornado. O fenômeno de pequena proporção atingiu casas e provocou estragos em algumas residências, deixando rastros em sua trajetória. Toda a região estava sob aviso meteorológico", explicou a superintendência.

O órgão explicou, ainda, que o tornado  que atingiu o município foi de pequena proporção. "Caracterizado na escala Fujita, a escala que mede a intensidade dos tornados como F0, onde as velocidades do vento são inferiores a 117km/h".

Confira a nota na íntegra:

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SPDEN/SEMARH/AL) vem por meio desta informar à população sobre o fenômeno meteorológico ocorrido na tarde desta quinta-feira (22) na zona rural de Estrela de Alagoas, no Agreste do Estado de Alagoas.

Foi observado um fenômeno meteorológico incomum na região, conhecido como tornado. O fenômeno de pequena proporção atingiu casas e provocou estragos em algumas residências, deixando rastros em sua trajetória. Toda a região estava sob aviso meteorológico emitido pela SPDEN/SEMARH, com vigência até a tarde desta quinta-feira (22/02/2024).

O Fenômeno Meteorológico:

O fenômeno que ocorreu na tarde desta quinta-feira (22/02/2024) no município de Estrela de Alagoas trata-se de um fenômeno meteorológico de pequena escala denominado tornado. Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo.

No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, favorecendo o aumento da velocidade do vento. Além do cisalhamento do vento, foi possível observar através de imagens de satélite um escoamento de leste com o ar mais quente e úmido, e outro de sul com um ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo a formação do tornado.

O tornado que atingiu o município foi de pequena proporção, caracterizado na escala Fujita, a escala que mede a intensidade dos tornados como F0, onde as velocidades do vento são inferiores a 117km/h.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: