X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Governo recebe pedido para impedir shows de Roger Waters no Brasil

A ação foi motivada por Waters ter vestido um uniforme de estilo nazista em um show em Berlim, no último dia 17 de maio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo recebe pedido para impedir shows de Roger Waters no Brasil
A ação foi motivada por Roger Waters ter vestido um uniforme de estilo nazista em um show em Berlim, no último dia 17 de maio, de cor preta e com braçadeiras vermelhas |  Foto: Kate Izor

O advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), entrou com uma ação contra o cantor Roger Waters para que ele seja impedido de ingressar no país e realizar shows em território nacional. A informação foi confirmada à Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (09), pelo próprio Bergher.

No pedido, além dos impeditivos, Bergher e duas advogadas solicitam que haja escolta policial em eventuais apresentações que ele faça no Brasil. A ação foi motivada por Waters ter vestido um uniforme de estilo nazista em um show em Berlim, no último dia 17 de maio, de cor preta e com braçadeiras vermelhas.

A imprensa alemã também informou que, durante o show, o artista exibiu em um telão os nomes de várias pessoas falecidas, incluindo os de Anne Frank, a adolescente judia que morreu em um campo de concentração nazista, e de Shireen Abu Akleh, a jornalista com cidadania palestina e americana do canal Al Jazeera que faleceu em uma operação israelense em maio de 2022.

O pedido movido por Bergher também cita outras declarações que referenciaram o judaísmo e o nazismo em apresentações na última década. à Folha, o advogado disse que espera um retorno das autoridades - a ação foi endereçada ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. A demanda foi endereçada a Dino no último dia 29.

Leia mais:

Roger Waters vem ao Brasil com turnê de despedida; como comprar ingressos

Shows de Taylor Swift no Brasil têm fila de um milhão de pessoas para ingressos

"Entrei com o pedido como cidadão, brasileiro e judeu", afirma Bergher. Sobre Waters, ele é direto: "Ele é um nazista que deve ser contido e preso".

No caso de Waters ingressar no Brasil, o solicitante também deseja que sejam escaladas polícias Federal e Civil para monitorar as apresentações do artista. Waters está com seis shows marcados no Brasil, entre outubro e novembro, em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. As performances integram a turnê de despedida, "This is Not a Drill".

Leia mais:

Após declarações polêmicas sobre Sasha, avó fala sobre relação com Xuxa

MC Pipokinha quer seguir carreira gospel e público reage

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: