X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Avião da Latam com destino a Guarulhos bate cauda em decolagem e precisa retornar a Milão


Ouvir

Escute essa reportagem

Um avião da companhia aérea Latam Airlines com destino ao Brasil precisou retornar ao aeroporto de origem, na Itália, após sua cauda se chocar com a pista durante a decolagem nesta terça-feira, 9. De acordo com a companhia, o desembarque ocorreu em segurança e sem intercorrências e o voo foi cancelado. Os passageiros estão sendo realocados em voos próprios da Latam e de outras companhias. Ninguém se feriu.

O Boeing 777-300, que realizava o voo LA8073, de Milão, na Itália, a Guarulhos, na Grande São Paulo, decolou às 8h07 (horário de Brasília) desta terça e pousou novamente em Milão, no aeroporto de Malpensa, às 9h37, conforme o site de monitoramento de voos FlightAware.

Durante a uma hora e trinta minutos que permaneceu voando, o avião realizou movimentos circulares, mostra o radar FlightAware. A medida é comum em casos de tailstrike - termo técnico para quando a parte traseira da aeronave bate na pista durante a decolagem, por erro no cálculo de ângulo para a subida.

Como o avião decola pesado, por estar cheio de combustível, é necessário gastá-lo antes de fazer o pouso de emergência. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chama esse processo de alijamento. "Operação efetuada por motivo de segurança, em que uma aeronave em voo desfaz-se de parte de seu combustível, equipamento, munição ou carga", diz a agência.

A Latam Airlines afirmou, em nota, que "toda a assistência necessária está sendo oferecida aos passageiros". Disse, também, que "lamenta os transtornos causados aos passageiros e reforça que todas as suas decisões visam garantir a segurança de todos".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: