Mais jovens congelam os óvulos para adiar gravidez
Anvisa aponta que, no País, foram feitos 4.347 procedimentos em mulheres abaixo de 35 anos, no ano passado. Em 2020, foram 2.193
Escute essa reportagem
Existe prazo de validade para quem deseja ser mãe? Do ponto de vista biológico, depois dos 35 anos não é tão fácil engravidar naturalmente.
Focadas na carreira e em outros projetos de vida, mais mulheres abaixo dos 35 anos têm congelado seus óvulos. O objetivo: realizarem o desejo da maternidade mais tardiamente.
Dados do Sistema Nacional de Produção de Embriões, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apontam que o número de ciclos anuais realizados para congelamento de óvulos entre mulheres abaixo dos 35 anos cresceu 49% entre 2020 e 2023 no Brasil. Em 2020, foram realizados 2.193 ciclos em mulheres abaixo dos 35. Em 2023, 4.347.
Aos 33 anos, a atriz Carla Diaz revelou no início deste ano que congelou os óvulos. “Um dos meus desejos é ser mãe. É um sonho meu. Não sei quando e como será, mas, em busca de realizar esse desejo, eu realizei o processo de congelamento de óvulos”, revelou.
O ginecologista Ronney Guimarães explica que a partir dos 35 há uma queda acentuada da reserva ovariana.
“Além de ter uma redução na quantidade, percebemos uma diminuição também na qualidade desses óvulos, que é refletida por meio do aumento do número de abortos. Os óvulos nessa idade têm uma prevalência aumentada em ter alterações genéticas, que tanto podem desenvolver síndromes quanto evoluir para aborto”.
O médico Carlyson Moschen, diretor clínico da Unifert, destaca que há uma maior conscientização das mulheres sobre o congelamento de óvulos.
“Esses óvulos têm a chance de gravidez da idade em que elas congelaram. Não tem como prever que a mulher vá engravidar, mas dará uma melhor chance de gravidez se, por exemplo, ela guardar aos 30 anos e quiser utilizar aos 40”.
O processo do congelamento de óvulos acontece com estimulação hormonal dos ovários por cerca de 10 a 12 dias, explica a ginecologista Isabela Rangel, especialista em Reprodução Humana Assistida.
“A monitorização é feita através de ultrassom endovaginal seriado. A coleta dos óvulos é feita, via vaginal, sob sedação, para que a paciente não sinta dor. E os óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado”, explica.
Fique por dentro
Congelamento de óvulos
- Ano 2020
Brasil
- Em mulheres abaixo dos 35 anos:
Ciclos realizados – 2.193.
Óvulos criopreservados – 23.033.
- Em mulheres de 35 anos ou mais:
Ciclos realizados – 5.679.
Óvulos criopreservados – 33.677.
Espírito Santo
- Em mulheres abaixo dos 35 anos:
Ciclos realizados – 13.
Óvulos criopreservados – 113.
- Em mulheres de 35 anos ou mais:
Ciclos realizados – 24.
Óvulos criopreservados – 206.
- Ano 2023
Brasil
- Em mulheres abaixo dos 35 anos:
Ciclos realizados – 4.347.
Óvulos criopreservados – 45.203.
- Em mulheres de 35 anos ou mais:
Ciclos realizados – 9.572.
Óvulos criopreservados – 66.210.
Espírito Santo
- Em mulheres abaixo dos 35 anos:
Ciclos realizados – 31.
Óvulos criopreservados – 324.
- Em mulheres de 35 anos ou mais:
Ciclos realizados – 55.
Óvulos criopreservados – 501.
Fertilidade na mulher
À medida que a mulher envelhece, fica mais difícil conseguir engravidar.
A reserva ovariana diminui, assim como a qualidade dos óvulos.
O endométrio fica mais fino, dificultando a implantação do embrião.
Os ciclos menstruais tornam-se irregulares e mais curtos, prejudicando a fertilização.
Valor
O congelamento de óvulos é um procedimento de valor elevado, com custo que pode variar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, mas neste valor não está inclusa a fertilização.
Procedimento
O processo do congelamento de óvulos acontece com estimulação hormonal dos ovários por cerca de 10 a 12 dias, e a monitorização é feita através de ultrassom endovaginal seriado. A coleta dos óvulos é feita, via vaginal, sob sedação, para que a paciente não sinta dor. E os óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado, explica a ginecologista Isabela Rangel.
Fonte: Sistema Nacional de Produção de Embriões, especialistas consultados e pesquisa AT.
Comentários