631 mil idosos no ES têm direito a caderneta do SUS. Saiba como ter acesso
Documento possui informações como resultado de exames, calendário de vacinas, controle de pressão arterial, entre outras
Escute essa reportagem
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo é casa para mais de 631 mil idosos e conta com a segunda maior expectativa de vida do Brasil: 79,8 anos.
Considerando esses dados e também para celebrar o Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado nesta terça-feira (1º), A Tribuna traz informações sobre um serviço que contribui no acompanhamento e monitoramento do processo de envelhecimento: a Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, que está em processo de distribuição no Estado.
Produzida pelo Ministério da Saúde e distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos municípios, ela é um direito do cidadão. Dos 78 municípios capixabas, 54 já solicitaram e receberam a caderneta, atendendo 347.747 idosos.
“Outros 24 municípios ainda não realizaram solicitação do material junto à Sesa. A expectativa é que esses municípios realizem o pedido nas próximas semanas”, informou a pasta, em nota.
Na terceira idade, o cuidado com corpo e mente precisa ser redobrado, e a caderneta permite que a pessoa 60+ deixe registrada sua situação da saúde. Isso ajuda profissionais da área a acompanhar e monitorar os indicadores que apontam para possíveis fragilidades, e assim direcionar para mudanças de hábitos de vida que gerem saúde ou tratamentos.
Lucimar Venturin Hamsi, referência técnica na saúde do idoso da Sesa, citou que, entre as informações presentes na caderneta, estão controle de pressão arterial, de glicemia, calendário de vacinação, avaliação da saúde bucal, resultados de exames, se o fez cirurgia ou algum outro procedimento, se teve queda ou não, altura e peso.
“Essas informações ajudam no tratamento da pessoa idosa. Cerca de 76% dos idosos no Estado são usuários do SUS. Se conseguirmos trabalhar com eles de forma preventiva, vamos conseguir controlar doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que são hoje o maior problema da saúde”.
O geriatra Gustavo Genelhu elogiou a caderneta. “Nela existem vários aspectos importantes de serem acompanhados. Ela é muito bem executada”, destacou.
Também trouxe uma observação, reforçando ser importante o acompanhamento e preenchimento correto das informações. “A gente precisa de pessoas capacitadas, que tenham entendimento para preencher e interpretar”.
Caderneta
É o documento que permite que o paciente idoso seja acompanhado de perto pela equipe multiprofissional nas unidades básicas de saúde no Estado, com uma atenção personalizada, capaz de previnir doenças e promover tratamentos mais eficazes.
É distribuída gratuitamente nas unidades de saúde.
Também tem a versão digital, pelo link:bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_pessoa_idosa.pdf.
Outros serviços para pessoas idosas
Remédios gratuitos
Nos postos de saúde, há diversas medicações disponíveis. Para retirá-las, é preciso ter receita médica.
Em relação ao tratamento de doenças raras e de alto custo, há 14 Farmácias Cidadãs no Estado, que disponibilizam mais de 300 medicamentos especializados. Os pedidos podem ser feitos presencialmente ou por meio de abertura on-line do processo de solicitação de medicamentos ou fórmulas nutricionais.
Nesse caso, é preciso que o interessado faça o cadastro no Portal do Acesso Cidadão, do governo do Estado, por meio do link: conteudo.saude.es.gov.br/portalservicosdigitais.
Unidades básicas de saúde
Têm atendimentos oferecidos gratuitamente, com profissionais como enfermeiros, médicos, psicólogos e dentistas, além de exames.
Hospitais públicos
A Secretaria de Estado da Saúde possui 16 hospitais próprios, além de contrato com mais 22 hospitais, que também atendem gratuitamente pelo SUS.
Reabilitação e dispositivos
Se a pessoa idosa precisar de reabilitação, a unidade de saúde agenda as consultas gratuitas no Centro de Reabilitação Física (Crefes), em Vila Velha. No local, há ortopedistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.
O Crefes realiza a entrega de órteses, próteses, cadeiras, bengalas, muletas, andadores e aparelhos auditivos à população.
Ambulâncias do Samu 192
Em casos de atendimentos de urgência e de emergência, como engasgos e quedas, acione o telefone 192 para ser atendido.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Comentários