Técnicas mais indicadas para combater olheiras
Especialistas indicam microagulhamento, laser, ácido hialurônico, luz intensa pulsada e também cremes para tratar o problema
Escute essa reportagem
Já se deparou com aqueles círculos escuros embaixo dos olhos? São as olheiras, e muitas pessoas querem se livrar delas. A boa notícia é que é possível tratá-las com a ajuda de procedimentos estéticos ou com cremes clareadores.
Segundo especialistas ouvidos por A Tribuna, existem quatro categorias principais de olheiras: vascular, pigmentar, estrutural e mista. A olheira vascular possui tonalidade arroxeada e resulta do aumento da polarização sob a pele da pálpebra.
Leia mais sobre Saúde e bem-estar
A pigmentar tem a coloração castanha e é consequência da exposição solar ou processos inflamatórios. A estrutural está ligada à anatomia óssea, notada em pessoas com olhos mais fundos, e a mista engloba múltiplas causas.
Para tratar as olheiras pigmentares, técnicas como laser e microagulhamento, associadas a agentes clareadores, mostram-se eficazes. Enquanto isso, para as vasculares, recomenda-se o uso de laser e luz intensa pulsada.
A dermatologista Karina Mazzini enfatizou a variedade de opções. “Temos vários tipos de laser vascular. Eu trabalho com o laser vascular 1064 e com luz pulsada específica para olheira”.
No que diz respeito às olheiras do tipo estrutural, o ácido hialurônico é apontado como uma alternativa eficiente. Essa substância auxilia no preenchimento da região, diminuindo o contraste entre luz e sombra, tornando as olheiras menos evidentes.
Os cremes, apontados como complemento ao tratamento, demandam atenção na escolha e aplicação. O dermatologista Abdo Salomão Jr. ressaltou a importância de produtos específicos.
“A pele das pálpebras é mais fina do que a do corpo e tem características especiais. Por isso, ela necessita de produtos próprios e a sua aplicação deve acontecer com os dedos deslizando delicadamente de dentro para fora, em cima e embaixo, sem fazer círculos em volta dos olhos, seguindo o sentido da drenagem linfática”, explicou.
Bárbara Miguel, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, alertou para hábitos prejudiciais como privação de sono, tabagismo e até mesmo o ato de esfregar os olhos, todos capazes de agravar a condição das olheiras ao comprometer a circulação sanguínea na região das pálpebras.
"Sou bastante vaidoso"
O economista Danilo Leonel, de 48 anos, começou sua batalha contra as olheiras cedo. Para combater aquilo que o incomodava, ele optou por tratamentos de CO2 e fios de PDO para estimular o colágeno, obtendo melhorias notáveis sem recorrer a preenchimentos.
“Sou bastante vaidoso. Sorria e notava as rugas marcando muito. Esses procedimentos que fiz foram essenciais para a melhora expressiva na região das olheiras, está consideravelmente melhor”.
Tipos de olheiras
1- Olheira vascular
Arroxeada. Ela é causada por um aumento da polarização embaixo da pele da pálpebra. Esses vasos podem ficar congestionados. É um tipo de olheira que piora quando a pessoa está muito cansada, perde a noite ou está doente, ficando mais acentuada.
Como tratar
Esse tipo de olheira é tratada com laser vascular.
2- Olheira pigmentar
Ela tem a coloração castanha, que pode ser um castanho claro, médio ou escuro. Pode ser causada por sol ou por algum processo inflamatório residual, como, por exemplo, alergia. Os pacientes alérgicos têm muito essa olheira acastanhada. Em algumas raças, como, por exemplo, os indianos e os árabes também, ela pode ser constitucional.
Como tratar
Lasers e microagulhamentos, usando ativos com efeito clareador.
3- Olheira estrutural ou profunda
Causada pela anatomia óssea de pessoas que têm o olho muito fundo ou por acúmulo de gordura embaixo dos olhos, o que leva à formação de uma linha escura.
Como tratar
Para tratar esse tipo de olheira estrutural, primeiro é necessário identificar a causa. Se ela é muito profunda, nas mãos de um médico experiente é possível fazer um preenchimento com ácido hialurônico.
Também é possível usar tecnologias se ela for causada pela flacidez do próprio envelhecimento. Exemplo: a radiofrequência microagulhada e bioestimuladores de colágeno específicos para área dos olhos.
4- Olheira mista
É aquela que tem mais de uma causa. A pessoa pode ter na mesma olheira uma outra de pigmento vascular. Nesse último caso, o uso do laser vascular é o indicado.
Prevenção
Durma o suficiente
Ter uma boa noite de sono ajuda a evitar o problema. Tente dormir entre sete e nove horas por noite, sugerem especialistas.
Hidrate-se
Beba água suficiente durante o dia para manter seu corpo hidratado. Isso ajuda a evitar o aspecto cansado na área dos olhos.
Alimentação saudável
Uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina C pode ser útil para manter a saúde da pele ao redor dos olhos.
Use protetor solar
Proteger a pele do sol pode prevenir danos que podem levar ao surgimento de olheiras.
Evite esfregar os olhos
Esfregar os olhos pode irritar a pele sensível ao redor deles, causando uma inflamação e também o escurecimento.
Remova a maquiagem
Sempre remova a maquiagem dos olhos antes de dormir para evitar obstruções nos poros e irritação.
Use óculos de sol
Proteja seus olhos do sol usando óculos que bloqueiem os raios UV prejudiciais.
Evite o tabagismo
Fumar pode contribuir para o envelhecimento precoce da pele, incluindo a área ao redor dos olhos.
Comentários