Governo do ES inicia devolução de celulares recuperados após envio de mensagens
Na primeira fase, realizada em julho, cerca de 200 aparelhos furtados ou roubados foram recuperados
Escute essa reportagem
O Governo do Espírito Santo iniciou, nesta quarta-feira (07), a devolução de celulares recuperados na primeira fase do Projeto Recupera — que disparou mensagens para portadores de aparelhos que foram furtados ou roubados no Estado. Nesta etapa, segundo o governo, foram enviadas 502 intimações e cerca de 200 aparelhos foram recuperados.
As mensagens foram enviadas via WhatsApp, neste primeiro momento, para moradores da Grande Vitória. As devoluções, que aconteceram entre os dias 26 e 27 de julho, foram realizadas nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha. Ainda de acordo com o Governo do Estado, a primeira fase foi considerada bem sucedida, com aproximadamente 40% das intimações expedidas resultando na devolução.
“Sabemos que o roubo e o furto de celulares são os crimes que mais preocupam, quando falamos em crimes patrimoniais. O Projeto Recupera visa restituir o bem às pessoas que foram lesadas, mas, para além disso, queremos reduzir drasticamente, se não eliminar, este tipo de crime no Espírito Santo. Estamos trabalhando para que o capixaba possa usar seu telefone onde bem entender, sem medo”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas.
A dona de casa Marilene do Santos foi uma das primeiras contempladas pelo projeto. Em entrevista ao Tribuna Notícias, ela contou que chegou a pensar em jogar o boletim de ocorrência fora, mas, ao saber do projeto, resolveu aguardar e torcer para que recuperasse o seu aparelho. "Eles ligaram, me informaram e eu falei 'graças a Deus que recuperei meu celular'".
Entenda
Os celulares são identificados por meio de tecnologias rastreamento com a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública. Caso o novo portador troque o número do telefone, o dispositivo ainda pode ser identificado por meio do IMEI — uma identificação única para cada aparelho que não pode ser alterada.
Após a devolução, os donos legítimos são intimados pelo WhatsApp, no telefone informado no Boletim de Ocorrência. A polícia destaca a importância de que, no boletim, a vítima informe o IMEI do aparelho subtraído e dados para contato, como número de telefone atualizado e endereço.
Projeto Recupera
De acordo com o governo, a iniciativa é permanente e será ampliada para outros municípios nos próximos meses. Cerca de 8 mil aparelhos telefônicos furtados ou roubados já estão identificados em todo o Espírito Santo e serão notificados nas próximas fases.
As mensagens são encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp utilizando a linha telefônica (27) 99849-4228, e a foto de perfil é o Brasão da Polícia Civil do Espírito Santo. Quem receber a intimação e não comparecer à Delegacia indicada poderá responder criminalmente.
Comentários