Evaristo Costa conta como descobriu doença autoimune que o levou para a UTI
Jornalista revelou que recebeu um diagnóstico errado que o levou a fazer um tratamento ineficaz por um ano; veja vídeo
Escute essa reportagem
Internado desde a última semana em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a complicações da Doença de Crohn, Evaristo Costa compartilhou mais detalhes sobre a doença autoimune que enfrenta nesta terça-feira (16).
Em um vídeo gravado em um hospital na Inglaterra, o jornalista respondeu a pergunta de uma internauta, que questionou como foi o processo de descoberta da doença inflamatória do trato gastrointestinal.
Evaristo compartilhou que, antes do diagnóstico, recebeu um tratamento inadequado que piorava parte dos sintomas que ele apresenta. "Pode acontecer com muita gente o que aconteceu comigo, que é o diagnóstico errado", iniciou.
O jornalista contou que, no início, não deu atenção aos primeiros sintomas da doença. Em seu relato, Evaristo contou que sofreu com episódios de diarreia, dores e que o quadro piorava durante a noite. "Eu ia ao banheiro 15, 20, 30 vezes ao dia. Alguns momentos, diarreia e sangue. Comecei a perder peso, no meu caso, uma dor terrível e uma queimação na parte inferior da minha barriga, barriga sempre inchada e dolorida, alta produção de gases. E todos esses sintomas pioravam durante a noite", contou.
O que levou Evaristo à procurar ajuda médica, segundo ele, foi a fraqueza. "Perdi as minhas forças. Eu não tinha força pra nada. Pra me levantar da cama, pra caminhar, andar de bicicleta, levar minhas filhas a escola", lembrou o comunicador.
Primeiramente, o jornalista foi diagnosticado com uma gastrite. Segundo Evaristo, o tratamento errado durou um ano e, em alguns momentos, fez com que os sintomas até mesmo piorassem. "Eu dizia pra ele: 'Doutor, cada vez que eu tomo comprimido para gastrite aumenta a minha dor na barriga. E não é na altura do estômago, é mais pra baixo'", disse.
O diagnóstico de Doença de Crohn veio no ano de 2020, em um grau moderado. O objetivo do jornalista, agora, é fazer com que a doença entre em remissão — para evitar internações como a que ele enfrenta no momento. Ele tem sofrido com complicações ligadas à doença. "[Agora] Uma sepse urinária. Em dezembro, eu tive uma celulite, uma infecção bacteriana na perna. Em novembro, eu tive uma infecção nos olhos. Com a doença ativa, meu corpo está com a imunidade muito baixa e aberto para receber qualquer tipo de vírus e bactérias", completou.
Evaristo Costa ainda contou quais exames foram feitos para o diagnóstico final da doença. Entre eles, endoscopia e colonoscopia. Assista:
Previsão de alta
Nos stories do Instagram, o jornalista também afirmou que pode receber alta nesta quarta-feira (17), "Tenho minhas fontes aqui, né? Fui informado há pouco que amanhã saio do hospital, meu nome já está na planilha de alta", escreveu.
Comentários