Carnaval de Vitória: veja as regras para quem vai curtir e desfilar
O folião não deve desfilar alcoolizado, atrapalhando a evolução da escola e não será permitido levar garrafa de vidro
Escute essa reportagem
Há regras para quem for assistir à folia ou desfilar em alguma escola de samba. A lista de normas para evitar problemas no Sambão do Povo foi divulgada pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).
Cada folião que for conferir os desfiles da arquibancada ou mesas poderá levar duas garrafas plásticas de 500 ml cada com bebida e dois lanches (sanduíches, salgados ou frutas). Contudo, não será permitido entrar com garrafas de vidro, caixa de isopor ou caixas térmicas. Está liberado apenas o uso de bolsa térmica.
Outra regra é que está proibida a entrada com bebida e comida nos lounges.
Para quem for desfilar também há sete normas para não causar despontuação para a agremiação. Por exemplo, o folião não deve desfilar nitidamente alcoolizado, atrapalhando a evolução.
Adentrar em outra ala, se apresentar com fantasia incompleta ou retirar parte da fantasia durante o desfile e vestir ou calçar peças diferentes do restante da ala também podem causar despontuação.
Interdição
Para que os foliões e as escolas possam chegar com tranquilidade ao Sambão do Povo, o trânsito na região sofrerá algumas interdições, previamente pensadas pela Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (GPOT).
A orientação é de que o público utilize vans, coletivos e veículos de aplicativos para chegar ao evento. Serão dois pontos destinados ao embarque e desembarque de pessoas: um em frente ao Tancredão e o outro nas proximidades do Mar e Terra.
O empresário Renan Santos Nunes, 37, as modelos Ana Caroline Rodrigues, 29, e Isadora Zardini, 15, e a analista financeiro Thais Alves, 29, estão entre os foliões que vão assistir aos desfiles das escolas.
“Será a minha primeira vez que assisto, a expectativa está lá em cima!”, diz Renan.
Regras
Arquibancadas e mesas
Cada folião poderá levar duas garrafas plásticas de 500 ml cada com bebida e dois lanches (sanduíches, salgados ou frutas).
Não será permitido entrar com garrafas de vidro, caixa de isopor e/ou caixas térmicas, apenas bolsa térmica.
Lounges
Não é permitida a entrada com bebida e nem comida, afinal, neste espaço será oferecido serviço de bar e a venda de comida.
Para quem for desfilar
Em um desfile de escola de samba, para não causar despontuação, não é permitido:
- Objetos aparentes, tais como celulares, bebidas, bolsas, pochetes ou qualquer outro que não faça parte da fantasia.
- Durante o desfile, adentrar em outra ala.
- Desfilar nitidamente alcoolizado, atrapalhando a evolução.
- Se apresentar com fantasia incompleta, retirar parte da fantasia durante o desfile, vestir ou calçar peças diferentes do restante da ala.
- Formar pequenos grupos, com abraços ou beijos dentro da ala.
- Ficar mudo, devendo portanto cantar o samba-enredo.
- Ter contato físico com pessoas fora do desfile (aquelas em mesas e camarotes).
Acessos
Pelo Mar e Terra:
Acesso Camarote Parador D.
Acesso Arquibancada E.
Acesso Mesa F.
Acesso Camarote setor K.
Pelo Tancredão:
Acesso Camarote A.
Acesso Arquibancada B.
Acesso Lounge C.
Acesso Camarote Vix G.
Acesso Mesas setor H.
Acesso Camarote setor I.
Acesso Camarote Folia J.
Acesso Camarote setor K.
Trânsito
Hoje (02), às 17h, haverá interdição total do fluxo de veículos na av. Dário Lourenço de Souza, o Sambão do Povo, em Mário Cypreste, Vitória. O trânsito só será liberado às 6h de segunda-feira.
Os motoristas que seguirem no sentido Centro-Santo Antônio encontrarão o bloqueio na frente do Teatro Carmélia. Os veículos deverão entrar na rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, saindo na via principal da região, a av. Santo Antônio.
Já quem estiver no sentido contrário (Santo Antônio-Centro), o bloqueio do Sambão será na rotatória, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. Os condutores deverão acessar a rua Dom Benedito, que também desemboca na av. Santo Antônio.
Durante os três dias de desfile, a rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em Mário Cypreste, onde fica o Teatro Carmélia, terá mão única para a Praça de Caratoíra.
O acesso à Clínica dos Acidentados poderá ser feito pela av. Antônio Pinto de Aguiar (esquina com a rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros).
Também haverá interdição total da rua Elvira Zílio (altura da Curva do Rabaioli), que dá acesso ao Sambão do Povo.
Os moradores das ruas interditadas terão seus veículos identificados para terem acesso liberado.
Segurança
O local contará com um Posto de Comando Integrado entre hoje e domingo. A estrutura de segurança pública está sendo construída pela Prefeitura de Vitória e reunirá parte da Central de Operações e Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Vitória, de onde serão operadas as 49 câmeras que atendem à região. A Guarda de Vitória também contará com imagens do drone da instituição.
A Guarda Municipal de Vitória empregará a maior parte do efetivo disponível, tanto para patrulhamento ostensivo quanto para fiscalização e organização do trânsito nos acessos ao Sambão do Povo. No interior do sambódromo, a segurança é de responsabilidade dos organizadores.
Transporte
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que haverá viagens extras, reforço de linhas e reforço de frota reserva para atender os usuários do transporte coletivo que vão aproveitar o desfile no Sambão do Povo.
Para o retorno dos foliões, 11 linhas do Sistema Transcol terão partidas durante a madrugada de sábado e domingo, entre 4h15 e 5h. O embarque dos passageiros ocorrerá em dois pontos de parada próximos ao Sambão do Povo.
Haverá um ponto de embarque no abrigo de ônibus ao lado do Tancredão, na rua Rosilda Falcão dos Anjos, de onde partirão as linhas 515, 504 e 561, em direção aos terminais urbanos do município da Serra. As linhas 559 e 562 atenderão quem precisar seguir para o Terminal de São Torquato, em Vila Velha.
Na av. Nair Azevedo Silva, o ponto de embarque fica próximo à loja Candelabro, de onde partirão as linhas 509 e 505 com destino aos três terminais de Cariacica. Além da linha 503, sentido T. Vila Velha e T. Ibes.
Duas linhas específicas foram criadas para o evento e junto com a 130, que já existia, vão circular em horário estendido, entre a meia-noite e 5 horas. São elas: 4203 (Sambão do Povo/Beira-Mar/av. Adalberto Simão Nader), 4204 (Sambão do Povo x Jardim Camburi - via Reta da Penha), e 130 (Resistência x Jardim da Penha - via Reta da Penha).
Fonte: Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, Prefeitura de Vitória e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo.
Comentários