Volume de chuva em novembro deste ano foi 4 vezes menor que em 2022 no ES
Dados do Climatempo mostram que choveu menos de 100 milímetros em novembro deste ano, enquanto o acumulado no mesmo período de 2022 foi de 400 mm
Escute essa reportagem
Além das altas temperaturas registradas, a queda na vazão de rios do Estado, que já afeta abastecimento de algumas cidades, é provocada pelas chuvas abaixo da média esperada para o período.
Segundo a Climatempo, o volume de chuvas de novembro foi cerca de quatro vezes menor do que o volume registrado no mesmo período em 2022.
Leia mais notícias de Cidades aqui
A análise da Climatempo mostrou que choveu menos de 100 milímetros na maior parte do Estado durante todo o mês. Já em novembro do ano passado, o acumulado chegou a 400 mm.
Ao analisar a capital, a diferença é ainda maior. Neste ano, na maioria das áreas da Grande Vitória, a chuva de novembro ficou entre 20 mm e 35 mm apenas.
No levantamento da Climatempo, em Vitória, a média climatológica de chuva em novembro é de 234 mm, ou seja, mais de seis vezes maior do que foi observado. A pesquisa teve como base dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dos últimos 30 anos.
Os meses de setembro e outubro também apresentaram volume de chuvas abaixo do esperado, considerando a média histórica.
A previsão para o mês de dezembro é que as chuvas permaneçam abaixo da média em todo o Estado. “Essa falta de chuva é efeito do fenômeno El Niño”, destacou a empresa.
Comentários