Trânsito na Norte-Sul: mão única reduz tempo de viagem em até 30 minutos
Mudança acontece em horários de pico. Obra que desafoga o trânsito em Jardim Limoeiro, na Serra, vai ser concluída e inaugurada neste sábado
Escute essa reportagem
Considerado por muitos anos um dos principais gargalos da Serra, a avenida Norte-Sul terá a obra que transforma o trecho em mão única, em Jardim Limoeiro, concluída e inaugurada no próximo sábado.
A entrega do novo sistema viário, que inclui melhorias, drenagem e mudanças no sentido de 41 ruas da região, já tem reduzido o tempo de viagem em até 30 minutos nos horários de pico.
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, explicou que quem passava pelo trecho da Norte-Sul em horários de pico chegava a gastar até 40 minutos, antes da mudança. Por lá, passam em média 20 mil veículos por dia.
“Com a mudança no sentido, mesmo antes de finalizar a obra, o tempo de viagem chega a 10 minutos nesses horários de pico”.
Segundo Vidigal, a expectativa é que, com a entrega da obra, a mobilidade melhore ainda mais. “Ainda estamos concluindo durante a semana as calçadas e a sinalização horizontal e vertical. Um dos pontos que estamos trabalhando é no sincronismo dos semáforos da região”.
A obra, que inclui 19 quilômetros de vias requalificadas, transformou a avenida Norte-Sul em mão única no sentido Laranjeiras, com quatro faixas. Já a avenida Lourival Nunes tem o sentido Vitória, com três faixas.
A cerimônia de inauguração acontece no sábado (20), na altura do cerimonial Porto Bello, em Jardim Limoeiro, às 18h30. Para embalar a entrega, a banda gospel Preto no Branco, do sucesso “Ninguém Explica Deus”, se apresentará no dia.
Jober Antônio Freitas Costa, presidente da Associação de Moradores de Jardim Limoeiro, disse que é notória a redução dos engarrafamentos. Mas ele falou sobre um problema, que é o excesso de velocidade, sobretudo dos motociclistas. Para evitar acidentes, ele disse que foi solicitada ao município a instalação de radares.
Sobre o pedido, o prefeito destacou que não está descartada a possibilidade de instalação de equipamentos. “Vamos primeiro instalar a sinalização que indica a velocidade máxima permitida. As vias também têm videomonitoramento e semáforos. Mas como temos travessias de pedestres e de veículos em alguns pontos, caso seja identificada a necessidade para garantir a segurança, podemos ter que instalar radares”.
Saiba mais
Investimento de R$ 100 milhões
- Sistema Viário Norte-Sul
A obra, em Jardim Limoeiro, será entregue no sábado (20).
Com investimento de R$ 100 milhões, de recursos próprios e participação do governo do Estado, a obra consiste na implantação de mão única na Norte-Sul.
Além disso, 41 ruas da região receberam melhorias no sistema de drenagem e recapeamento, somando 19 quilômetros requalificados.
Os sentidos das ruas internas do bairro Jardim Limoeiro também mudaram. Antes, as ruas eram mão e contramão e, com a implantação do sistema binário, as ruas passaram a ter um único sentido, organizando, dessa forma, o alto fluxo de trânsito local.
- Mobilidade
A Avenida Norte-Sul, que tinha duas faixas em cada sentido, passará a ter quatro faixas no sentido Laranjeiras.
Já a avenida Lourival Nunes ficou com o sentido Vitória, com três faixas de circulação.
- Estacionamento
Os estacionamentos na avenida Lourival Nunes estão distribuídos desta forma: do Hortifruti Limoeiro até a EDP, são duas faixas; seguindo a via, há uma faixa na direita para estacionar e, a partir do Canguru Supermercados, há cinco baias com vagas para parada de táxis e veículos de passeio.
Em uma segunda etapa, será construído um estacionamento onde, atualmente, se localiza o canteiro de obras do Sistema Viário Norte Sul, com 250 vagas.
- Interligação de ciclovias
Está em fase de projeto o sistema cicloviário de Jardim Limoeiro. Numa segunda etapa da obra, a nova ciclovia do bairro vai interligar não só a avenida Norte-Sul, mas como também a BR-101 e o Parque da Cidade.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Comentários