Secretaria de Saúde do ES vai enviar SMS para alertar pais sobre vacina da dengue
Até a última segunda-feira (05), 206.801 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos não haviam iniciado o esquema vacinal contra a dengue no Estado
Escute essa reportagem
Pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não receberam a vacina da dengue ou não concluíram o esquema vacinal contra a doença serão alertados via mensagem de texto nos próximos dias. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, deve alcançar cerca de 80 mil pessoas ainda nesta semana.
De acordo com a pasta, até a última segunda-feira (05), 206.801 crianças e adolescentes do público-alvo ainda não haviam iniciado o esquema vacinal contra a dengue no Estado, e outras 29.197 estão com o esquema em atraso — com mais de três meses de intervalo entre as doses. A cobertura vacinal da dengue para a primeira dose é de 27,61% e para segunda dose é de 5,10%.
“Esta ação é uma estratégia do Programa de Imunizações e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Sesa, em apoio aos 78 municípios capixabas que estão executando a imunização do público-alvo. Para esta primeira semana serão enviadas cerca de 80 mil mensagens”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo.
A vacinação contra a dengue no Espírito Santo teve início nos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde em fevereiro deste ano. Em seguida, ela foi ampliada às regiões Central e Norte de Saúde em abril e, em junho, chegou à região Sul, alcançando todo território capixaba. O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Como serão as mensagens
A secretaria explica que o envio de mensagens será rotineiro, com o objetivo de alcançar os 97.258 contatos cadastrados. Danielle Grillo alerta, no entanto, que o corpo da mensagem não tem quaisquer links para serem clicados, sendo formado apenas por mensagem de texto de aviso aos pais e responsáveis.
“As mensagens enviadas não têm links. Elas são simples de forma a alertar e informar aos pais e responsáveis sobre o esquema vacinal das crianças em relação à dengue. Essa é uma vacina muito importante e segura incorporada pelo Sistema Único de Saúde”, ressaltou a coordenadora.
• Para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que não iniciaram o esquema vacinal contra a dengue, a mensagem recebida é: “Atenção, pais ou responsáveis! Leve seu filho de 10 a 14 anos ao serviço de vacinação e garanta a proteção contra a dengue. A saúde em primeiro lugar!”.
• Já para aqueles com crianças e adolescentes com esquema em atraso, a mensagem é: “A 2ª dose da vacina contra a dengue do seu filho está em atraso. Procure a Unidade de Saúde do seu município para informações”.
Comentários