Mais de 1.500 veículos já foram multados em 2024 por licenciamento atrasado
Não pagar o licenciamento é uma infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH
Escute essa reportagem
Mesmo sendo uma obrigação dos proprietários, há mais de 785 mil veículos com o pagamento do licenciamento anual em atraso.
Somente este ano, entre os dias 1º e 13 de janeiro, 1.527 condutores foram flagrados conduzindo veículo registrado que não estava devidamente licenciado.
Em todo o ano de 2023, foram 40.661 veículos autuados pela infração, que é gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Se o condutor não quitar os débitos na hora, ainda tem o veículo removido para um pátio. Nesse caso, ainda deve pagar outras taxas pela remoção.
Para regularizar o licenciamento, o proprietário do veículo deve quitar todos os outros débitos que tiverem do veículo, incluindo o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
As informações e os débitos dos veículos podem ser consultados no site do Detran-ES. O proprietário deve acessar o serviço “Consulta de veículos – pessoa física” ou “Consulta de veículos – pessoa jurídica”, disponível na área de serviços digitais de veículos (https://detran.es.gov.br/veiculos/servicos-online).
Comentários