Alongamento de cílios pode afetar a saúde dos olhos
Cola utilizada no procedimento pode provocar conjuntivite e inflamação na córnea, causando ardência e queimação
Escute essa reportagem
Olhar marcante, com cílios exuberantes como os de boneca, sem que para isso seja usado rímel. Essa já é uma realidade para quem tem aderido à moda do alongamento dos cílios. De variados tamanhos e gostos, a técnica ganha a cada dia mais adeptos.
Só que por trás da beleza também há riscos. O oftalmologista Bruno Valbon, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto da Emescam, alerta que a técnica utilizada para alongar os cílios pode afetar a saúde dos olhos, causando conjutivite e inflamação na córnea.
Leia mais sobre Cidades: Fala, doutor!
“O problema da extensão dos cílios é achar um profissional que use produtos de boa qualidade, porque o uso de produtos inadequados pode trazer alguma alteração na superfície do olho, na fisiologia da lágrima e da conjuntiva, trazendo alterações como conjuntivite e ceratite”, alerta o médico, que esteve no TribunaLab.
E não é de hoje que o uso de produtos de beleza podem prejudicar os olhos. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia aponta que duas em cada 10 mulheres que utilizam maquiagem frequentemente apresentam problemas oculares.
A Tribuna - Qual é a função dos cílios?
Bruno Valbon - Os cílios, como toda estrutura do olho, têm uma função, que é a proteção. Estamos expostos ao meio ambiente, poeira, vento, bactéria e sujeira, sendo os cílios um fator protetor para inibir que esses fatores avancem na estrutura da córnea ou da conjuntiva.
- Quais problemas que o alongamento dos cílios podem causar?
Geralmente os pacientes chegam com queimação, ardência, sensação de areia e uma dor leve nos olhos. Normalmente são esses os sintomas.
O problema da extensão dos cílios é achar um profissional que use produtos de boa qualidade, porque o uso de produtos inadequados pode trazer alguma alteração na superfície do olho, na fisiologia da lágrima e da conjuntiva, trazendo alterações como conjuntivite e ceratite, que são problemas sérios.
- Há perigo na cola usada na extensão?
A cola que muitas vezes é utilizada para colar os cílios pode cair no olho, se não tiver uma proteção. E se não for uma cola de boa qualidade pode causar um fator irritativo, causando alterações químicas na superfície do olho.
- Pode ocorrer o “olho seco”?
Sim. Pode ocorrer da lágrima não ser mais produzida pela células da conjuntiva, trazendo uma instabilidade, ocasionando uma irritação e levando ao olho seco. Já esse problema pode causar ardência, queimação e sensação de areia. O paciente começa a lacrimejar bastante.
Vale lembrar que a lágrima é muito importante para proteção, se a pessoa não tem lágrima adequada, está suscetível a infecção. Pode levar a um processo inflamatório e infeccioso, tanto na conjuntiva quanto na córnea, que chamamos de conjuntivite e ceratite.
- Qual seria essa conjuntivite, a contagiosa? E a ceratite, o que seria?
Essa seria a conjuntivite química, causada pelo processo da cola, já que ali há uma substância ácida. E o tratamento seria a base de anti-inflamatório, lubrificação e lavagem dos olhos.
Já a ceratite é a sensação de areia e fotofobia. O paciente olha para luz e se sente incomodado. E qualquer alteração na superfície da córnea, o paciente terá uma sensação de corpo estranho. O tratamento para a ceratite inflamatória e química é também com anti-inflamatório e lubrificante.
- O que fazer em caso de irritação causada pelo alongamento?
A primeira coisa é se manter tranquilo e lavar com água filtrada. Se tiver um colírio lubrificante, pode utilizar. E deve-se procurar um médico, o oftalmologista, para identificar se há alguma alteração no olho ou se é apenas uma irritação. Se for apenas uma irritação será usado um anti-inflamatório ou colírio para lubrificar o olho.
- Existe algum grupo de pessoas em que o alongamento não seja indicado?
Geralmente os pacientes que têm alguma alergia a maquiagem ou ocular são suscetíveis a alterações em relação à extensão dos cílios. Mas, em geral, não existe um grupo específico.
- Para quem perdeu os cílios após o procedimento, dá para recuperá-lo?
Sim, eles voltam a crescer. Só mesmo nas pacientes que têm a imunidade alterada ou problema hormonal que, às vezes, o crescimento é mais lento.
- O ideal seria não fazer todo mês o alongamento?
O importante é o cuidado. Se a pessoa não quiser, não precisa fazer todo mês. E se a pessoa perceber alguma alteração, é importante dar um intervalo.
Fique por dentro
A aplicação e a remoção inadequada dos cílios artificiais podem danificar os naturais e causar reações alérgicas, ocasionando inchaço e irritação nos olhos, com potencial risco de provocar uma conjuntivite e ceratite.
Se os cílios não forem higienizados de forma adequada antes da aplicação, bactérias e germes podem se acumular, o que pode levar a infecções oculares, como a conjuntivite alérgica.
Os médicos recomendam a escolha de um profissional qualificado para fazer o procedimento, além do uso de produtos de qualidade na região dos olhos, sempre lembrando da limpeza diária.
Caso haja alguma irritação, é indicado lavar com água filtrada. E em casos de reações alérgicas, é indicado buscar ajuda de um médico oftalmologista.
Conjuntiva - Membrana mucosa que recobre a parte branca do olho e também as pálpebras.
Ceratite - Irritação ou inflamação da primeira camada de células da córnea, membrana frontal do olho.
Os números
20% das mulheres que usam maquiagem de forma frequente apresentam problemas oculares.
15% da população mundial pode apresentar alergia ocular, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Comentários